Pode parecer um bicho de sete cabeças quando você vê a física sem ao menos parar para estudá-la, mas não é bem assim, afinal, não é a toa que há pessoas que se apaixonam por ela.
A física é a disciplina que se preocupa com os fenômenos naturais. Quais fenômenos? Todos. O movimento é um fenômeno, o calor é um fenômeno, a eletricidade é um fenômeno, a própria luz é um fenômeno, e não se esqueça do som.
Os fenômenos são estudados com cálculos matemáticos e com experimentos que possam comprovar suas supostas explicações, teorizadas por físicos. |
Para que você tenha noção, a física está presente em quase todas as disciplinas, embora para algumas não tenha a menor importância. Ex: na biologia, estudamos que o sangue tem como uma das funções regular a temperatura do corpo humano, um processo físico; na química, a transformação da matéria em sólido, liquido ou gasoso, trata-se de uma transformação física; e eu não preciso nem citar sobre a matemática já que muitos reconhecem a física como matemática aplicada; e nas matérias de humanas, podemos dizer que a física sempre esteve presente na história, quando o fogo foi "descoberto", quando a roda foi "inventada", quando a maçã caiu na cabeça de Isaac Newton, etc.
A matemática é muito importante na física, pois é com ela que conseguimos dimensionar, quantificar os fenômenos, ou até comprovar logicamente as teorias. |
Assim como qualquer outra ciência, a física cataloga e classifica muitas coisas dentro de suas proporções. A classificação mais importante que devemos levar em consideração inicialmente é a divisão entre os ramos da física. Cada ramo se trata de um estudo específico da natureza, e um está interligado ao outro, acompanhe:
- A termologia (ou a termodinâmica) estuda o calor e a temperatura, assim como o comportamento da matéria em relação a isso.
- O eletromagnetismo é o ramo que estuda o comportamento das cargas elétricas ou a eletricidade em si, assim como o comportamento dos campos magnéticos.
- A física ondulatória estuda o comportamento das ondas, assim como suas escalas. Estudo crucial para entendermos o som, a luz, e outros fenômenos, e com isso conseguimos entender também o funcionamento dos rádios, da televisão, dos sinais de telefone, internet etc.
- A ótica estuda a luz, o reflexo, as cores e a formação da imagem.
- A física moderna estuda os desenvolvimentos ocorridos na física durante o século XX.
- A física quântica trata-se de um ramo avançado, e novo ainda para a física, no qual os pesquisadores se preocupam em entender minunciosamente os fenômenos transcorridos nas camadas atômicas e subatômicas, ou seja, entre as moléculas, átomos, elétrons, prótons, nêutrons, e outras partículas.
- A mecânica é o ramo mais fundamental para o início do estudo da física, pois seus estudos estão relacionados aos outros ramos. Como? A mecânica estuda o movimento, suas características e suas causas, o fato, é que o movimento está presente em todos os outros ramos da física. Exemplo: a luz funciona com o movimento de fótons (partículas de luz), o som se propaga com o movimento de ondas sonoras, a eletricidade é gerada com o movimento de cargas positivas (prótons) e/ou negativas (elétrons), a temperatura é proporcional a vibração das partículas que constitui a matéria, entre diversas outras coisas.
A física também estuda os astros e estrelas, embora não seja um dos ramos mais importantes. Chama-se Astrofísica. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário