Esta era a estrutura do estado na época do Antigo regime. |
O privilégio de uns era dado através do sofrimento de outros. |
A Crise do Antigo Regime também culminou em diversos atos de independência pelo mundo, incluindo nas colônias da América, além disso, foi o um longo processo que teve o seu fim com o início da Idade Contemporânea (em que estamos ainda hoje). Abaixo segue a lista dos processos históricos que deram fim a este Antigo Regime:
- A Revolução Inglesa (1640 - 1688)
- O Iluminismo (1650 - 1700)
- A Revolução Industrial (1760 - 1840)
- A Revolução Americana (1775 - 1783)
- A Revolução Francesa (1789-1799)
- O império de Napoleão Bonaparte (1804 - 1815)
Foi a partir desses acontecimentos ao longo do século XVII e XIX que as pessoas passaram a questionar sem medo a figura dos governantes, e obtiveram o senso de cidadania e democracia. Confira na imagem a seguir as mudanças ocorridas na sociedade ocidental após a Crise do Antigo Regime:
É claro, que essas mudanças na sociedade não foram feitas de forma pacífica, na verdade houve muito derramamento de sangue, pois tratava-se de movimentos populares de liderança burguesa, contra o poder absoluto do rei, e isso ocasionou em guerras e rebeliões pelo mundo ocidental. Digo eu que o mais pacífico foi a disseminação do iluminismo, mas do mesmo jeito, foi através disso que houveram diversas rebeliões pelo mundo afora.
E então? Vamos estudar este conjunto de movimentos burgueses que ocasionaram na abolição deste antigo regime?
Nenhum comentário:
Postar um comentário