Vamos estudar a partir de agora a Mecânica, que é o ramo da Física que trata sobre o movimento. Mas que tipo de movimento? Todo! A Física Mecânica é a base disciplinar para aprendermos os outros ramos da Física, afinal, tudo está relacionado a movimento não é!? Mas qual seria a definição de movimento?
As marcas de pneu na areia indicam a trajetória dos veículos. |
O movimento é a variação da posição relativa de um corpo no decorrer do tempo. Quando um corpo não está em movimento, falamos que ele está em repouso.
A trajetória é o percurso por onde nos movimentamos.
Há três tipos de movimentos:
- Movimento retilíneo - É aquele movimento em que o corpo se desloca apenas em trajetórias retas.
- Movimento circular - Na mecânica clássica, é aquele em que um corpo se desloca numa trajetória circular.
- Movimento curvilíneo - Consiste na trajetória que descreve uma linha curva.
Quando um corpo passa a se movimentar, dizemos que ele está partindo de um ponto inicial para um ponto final, que será o deu destino. Nisso ele percorre uma certa distancia.
Quando o seu corpo executa um movimento, ele leva um certo tempo para chegar ao ponto final. Quando alguém anda de um ponto a outro numa distancia de 10 metros num período de 1 minuto, podemos dizer que 10m foi o seu deslocamento (ΔS) e 1min foi o seu intervalo de tempo (ΔT).
ΔS = Variação (Δ) de espaço (S = Space/Espaço em inglês).
ΔT = Variação (Δ) de tempo (T) ou Intervalo de tempo.
Com estas informações é possível calcular a Velocidade média (Vm) de um corpo em movimento, mas veremos isso mais pra frente em Cinemática.
A Física mecânica é dividida em dois tipos:
- Cinemática - Que estuda o movimento em si. (Velocidade, aceleração)
- Dinâmica - Que estuda as causas do movimento. (Força, potencia)
No universo, tudo se movimenta, não se pode afirmar que você está em repouso ou não, afinal, você pode se ver em repouso agora, mas se você estivesse observando da lua, veria a terra se movimentando, e você com certeza, estaria acompanhando o movimento da terra. É o que dá o sentido a frase: "Tudo depende de um referencial"
Referencial ou ponto de referencia é quando você adota um ponto fixo no espaço para observação se o corpo está ou não se deslocando. Por exemplo: Você está parado no ponto de ônibus e observa os carros passando, ou seja, você observa os carros se movimentando. Mas se você estivesse dentro de um dos carros, você veria a paisagem lá fora se movendo e as pessoas de dentro do carro em estado de repouso. Sendo assim você escolhe o ponto de referência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário