O que temos a oferecer?

A melhor forma de se aprender é lendo e fazendo exercícios, o Pesquisando e Estudando te dá a base que você precisa para aprender qualquer matéria, oferecendo explicações simples e com uma linguagem que garante um melhor aprendizado.
Nesse blog você irá encontrar tanto conteúdo de ensino médio quando de ensino fundamental. Conteúdos que te auxiliarão em sua vida acadêmica, para que você possa arrebentar nas provas, tanto das escolas quanto de concurso.
Preparado para saborear o que temos a oferecer? Então fique ligado!

sábado, 15 de novembro de 2014

Citologia Básica



 Olá queridos leitores! Nesse post nós vamos aprender sobre citologia básica. Mas oque é citologia?
 A Citologia é o estudo da célula, sua função, seus tipos e suas características. Mas afinal, oque é célula?
 Você em algum momento da vida já ouviu falar em célula não é mesmo? A célula é a menor parte de um organismo vivo. Elas são pequenos "grãozinhos" microscópicos que constitui um ser vivo. Ou seja, nós somos constituídos por inúmeras células! Vamos explicar melhor!

  Na imagem ao lado mostra um exemplo de organização celular que é muito simples de se entender. Uma célula se liga na outra formando os tecidos. Um tecido no caso é um conjunto de células iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo pluricelular (com mais de uma célula, mais abaixo explicaremos sobre isso).
 Um conjunto de tecidos então forma o órgão. Cada órgão então tem uma função diferente num organismo, e estão ligados formando diferentes sistemas. Esses diferentes sistemas então forma um organismo que é a estrutura de um ser vivo.



Os tipos de célula:
 Falamos ali em cima sobre a organização celular de seres pluricelulares, ou seja, a organização celular de seres que tem várias células. Na biologia se estuda não apenas seres pluricelulares, mas também se estuda sobre os seres unicelulares (aqueles que tem apenas uma célula: seres microscópicos como bactérias). A célula é dividida em dois tipos diferentes: a célula procariótica e a eucariótica.

Organização celular de uma célula procariota
com as suas respectivas organelas.
 A célula procariótica é aquela que apresenta uma organização celular sem um núcleo (sem uma carioteca) ou seja, seu DNA é solto pela célula (logo mais abaixo veremos sobre o DNA estudando o núcleo celular). Este tipo de célula está presente em seres unicelulares como as bactérias. Na imagem ao lado mostra a representação de uma célula procariótica e a representação de suas organelas que logo logo estudaremos sobre cada uma delas. Essas células estão mais presentes no ar, já as células eucariotas são encontradas em tecido de seres pluricelulares. Na imagem ao lado não mostra mas também é importante ressaltar, que na célula procariótica também há flagelos que é o "rabinho da célula". Que serve para a sua locomoção no ar.

 A célula eucariótica já é mais complexa pois é uma célula mais "organizada" assim vamos dizer. Ela apresenta um núcleo e uma carioteca envolvendo o núcleo dela (daí vem o nome eu de verdadeiro e cariótica de carioteca). A organização celular desse tipo de célula é muito diferente da procariótica pois há vários grupos de organelas e estruturas diferentes. Há dois tipos de células eucarióticas: a célula animal e a célula vegetal.
  • A célula animal está presente em humanos, insetos, aves, peixes (enfim em animais). E há uma organização celular muito diferente da célula vegetal. Ela está presente em seres heterótrofos (seres que precisam se alimentar de outros seres).
  • Já a célula vegetal é uma célula presente em seres autótrofos (aqueles que produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese) ou seja as plantas.
 Estes aspectos são os quais mais diferenciam uma célula da outra, pois seu sistema de organelas são muito diferentes, ex: a célula vegetal contém cloroplastos (que é onde fica armazenada a clorofila) na célula animal não contém cloroplastos.

Estrutura celular:

 A célula é constituída por três partes com suas devidas características, e são super importantes para a sua sobrevivência. São elas: o núcleo, o citoplasma e a membrana celular.
  • A Membrana celular é constituída por uma camada fina de fosfolipídios, colesterol e proteínas. Ela é uma fina "capinha" que reveste a célula e seve para protege-la e transportar substancias para seu interior.
  • O Citoplasma é o espaço entre a membrana celular e o núcleo e é constituído por um fluído homogêneo e viscoso. O citoplasma também contém bolsas, canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula (logo abaixo estudaremos sobre as organelas).
  • No Núcleo fica o material genético da célula e o material mais importante não só da célula mas do ser vivo pertencente aquela célula, encontra-se o DNA. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Essa carga genética está contida no núcleo e todas as células de um organismo. O DNA é uma fita enrolada formando oque nós chamamos de cromossomos. Veja a imagem abaixo:

As organelas:
Agora veremos sobre as tais organelas que você tanto ouviu falar nos textos anteriores. Oque seria uma organela? Uma organela é uma estrutura presente no citoplasma da célula que possuí uma certa função nela, há muitos tipos delas. Veremos as principais:


Célula animal:
  1. Membrana celular é a fina camada que constituí a célula que serve tanto para a sua proteção quanto para facilitar o transporte de substancias para o interior da célula.
  2. Citoplasma é a camada viscosa onde ficam as organelas.
  3. Mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular.
  4. Ribossomos é aquele faz a síntese de Proteínas ou seja é aquele que produz as proteínas necessárias para a célula
  5. Os Lisossomos servem para fazer a digestão celular.
  6. O Retículo endoplasmático é dividido em dois, o R.E. rugoso (aquele que contém ribossomos constituídos nele) e o R.E. liso (aquele que não contém ribossomos constituído nele). A função dessa organela além do transporte de nutrientes ele serve também para reparo da célula.
  7. Complexo de Golgi serve para armazenar e liberar as proteínas para o funcionamento da célula.
  8. Os Centríolos são células responsáveis pela divisão celular quando as células se reproduzem (mais pra frente veremos a reprodução das células).


Célula da planta:
  1. A Parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez. No caso da célula vegetal, a parede celular é composta por celulose.
  2. Os Vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A função do vacúolo é regular as trocas de água que ocorrem na osmose. (isso é bioquímica, estudaremos mais a frente).
  3. Os Cloroplastos são bolsas que armazenam clorofila, que é a substancia necessária para a fotossíntese da planta, e é ela que dá essa cor verde para a planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário