O que temos a oferecer?

A melhor forma de se aprender é lendo e fazendo exercícios, o Pesquisando e Estudando te dá a base que você precisa para aprender qualquer matéria, oferecendo explicações simples e com uma linguagem que garante um melhor aprendizado.
Nesse blog você irá encontrar tanto conteúdo de ensino médio quando de ensino fundamental. Conteúdos que te auxiliarão em sua vida acadêmica, para que você possa arrebentar nas provas, tanto das escolas quanto de concurso.
Preparado para saborear o que temos a oferecer? Então fique ligado!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Revolução de 30

 Veremos agora um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil. A Revolução de 1930 é marcada pelo fim da república oligárquica e o início de um governo que duraria 25 anos, conhecido como a Era vargas. Durante esse período de transição ocorreram fatos importantes para uma derrubada do poder. Confira:

Tensões oligárquicas:
 
 Desde 1930 o Brasil vivia uma das mais intensas crises da época, não só pela crise de 29 que rodeava o país, mas também crises sociais provocadas pela república oligárquica de Minas Gerais e São Paulo chamado de política do café-com-leite que permanecia no poder do país até então. As fraudes eleitorais facilitavam a permanência das oligarquias no poder, causando descontentamento em setores militares (tenentes) que buscavam a moralização política do país.

A Aliança liberal e as eleições de 1930:
 Em agosto de 1929 foi criada a Aliança liberal unindo grande grupo partidário de opositores contra as oligarquias de São Paulo e Minas. 
 Nas eleições de 1930 as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo entraram em um sério conflito político. Era a vez de Minas Gerais indicar o candidato a presidência, porém os paulistas apresentaram a candidatura de Júlio Prestes. A Aliança Liberal apresentou então seu representante à presidência da república: Getúlio VargasVence então o candidato Júlio Prestes, apoiado pela elite de São Paulo, com vários indícios de fraude eleitoral. Deixando Getúlio Vargas e os políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba muito insatisfeitos com os resultados.

A morte de João Pessoa:
 Em julho do mesmo ano João pessoa (o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas) é assassinado por envolvimento num caso de lutas políticas regionais misturado a um crime passional. Seu assassinato passa a ser visto e alardeado como manobra do governo para calar qualquer opositor (foi um dos pretextos para uma tomada do poder eminente). O fato gerou revolta popular em várias regiões do Brasil. Estes conflitos eram, principalmente, entre partidários da Aliança Liberal e defensores do governo federal. Assim estoura a revolta militar, partindo do sul, com o objetivo de derrubar o regime. Junto ao café, a classe que dava apoio ao governo dissolve-se na fumaça das sacas de café queimadas com a finalidade de baixar os preços do produto.

O Golpe de 1930:
 A tensões políticas cresciam cada vez mais. Getúlio tentou várias vezes a conciliação com o governo de Washington Luís e só se decidiu pela revolução quando já se aproximava a posse de Júlio Prestes que se daria em 15 de novembro. A situação do presidente Washington Luiz era crítica, porém o mesmo não pretendia renunciar ao poder. Então, chefes militares do Exército e Marinha depuseram o presidente, instalaram uma junta militar que, em seguida, transferiu o poder para Getúlio Vargas. Terminando a República oligárquica e começando um governo que durou 25 anos.

Agora reflita, a revolução de 1930 no caso não foi uma revolução, foi um golpe de estado. Uma revolução é quando uma nação está prestes a mudar radicalmente. Será que o povo esperava alguma grande mudança no governo de Vargas? A Revolução de 30 foi um golpe de estado para a tomada do poder que se transformou num governo que durou 25 anos. Isso não cheira a ditadura? Poucos anos depois estavam ocorrendo regimes fascistas na Europa (mas já haviam muitas ideologias fascistas rodeando a Europa), aí eu lhe pergunto querido leitor, será que a tomada do poder da Aliança liberal foi resultado de alguma inspiração fascista européia? Será que durante o governo de Vargas houve alguma característica fascista? Pense nisso querido leitor, e reflita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário